Falta de recursos: AMB apresenta documento com recomendações médicas na pandemia

Falta de recursos: AMB apresenta documento com recomendações médicas na pandemia

A Associação Médica Brasileira realizou uma coletiva de imprensa na última sexta-feira (09/04/2021), com a presença de vários representantes de entidades médicas brasileiras, e apresentou o documento:

Recomendações de Alocação de Recursos em Esgotamento durante a pandemia de COVID-19 https://amb.org.br/noticias/protocolo-para-triagem-de-pacientes-em-utis/ 

De acordo com a AMB, trata-se de um Protocolo elaborado por entidades representativas de médicos que detém o maior conhecimento técnico sobre o tema.

Este documento serve de referência para a sociedade em relação aos cuidados dos médicos e gestores de saúde, e de amparo aos profissionais médicos diante da falta de recursos e da necessidade de racionalização dos recursos disponíveis.  

Na visão destas entidades médicas, o documento traz segurança aos profissionais médicos, pois elaborado com base na observação de situações já postas, e na experiência de vários países.

Importante observar, para aplicação deste Protocolo, as recomendações constantes da Tabela 4 do documento, em especial as relacionadas à própria instituição e sua diretoria técnica, na sua implantação.

Fato é que tal documento, apesar de embasado em princípios éticos-legais, recomendações técnicas, e boas práticas, não retira a responsabilidade do profissional pelos atos médicos que realizar, e tampouco evita que aqueles que se sentirem prejudicados levem o assunto à apreciação do Judiciário.

O Protocolo, se instituído pela unidade de saúde, deve ser observado pelos profissionais médicos, a teor do que dispõe a Resolução CFM nº 2.156/2016.

Texto de Luiz Roberto Meirelles Teixeira
OAB/SP 2.136 

contato@meirellesteixeira.com.br 
📲 (15) 99698-7408 – Whatsapp

Comentários

comentários

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar conversa
Olá!
Como podemos te ajudar nesse momento?